Carolina Reis

Carolina Reis e Silva Farnese Ferreira

Graduada em Direito, pela Universidade de Alfenas, e em Normal Superior, pela Universidade Presidente Antônio Carlos.

Faz parte da equipe Enlace desde 2009, tendo lecionado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

Durante todo esse tempo trabalhando nessa escola tão especial, muitos foram os projetos realizados, individual ou em conjunto com
a equipe. Aqueles que tiveram maior destaque foram:
– Releitura da fábula de Esopo, “A cigarra e a formiga”, que culminou em uma tarde de autógrafos promovida pelos alunos do 2º ano (2009).
– Um mergulho ao passado foi idealizado com o projeto ‘Realizando uma aventura no túnel do tempo’, que trouxe a oportunidade aos alunos do 2º ano (2010) de fazerem uma viagem pela história de São João del-Rei , através da leitura dessa incrível obra da autora Stella Cobra Muraca e da exploração do vasto patrimônio que temos em nossa cidade.
– ‘Monteiro Lobato: despertando o prazer pela leitura clássica’. Nesse projeto, realizado com todas as turmas do Fundamental I ( 2011), com base na vasta obra desse renomado autor, leituras diárias eram realizadas no princípio da aula, com o principal objetivo de despertar o gosto e o interesse pela leitura de forma despretensiosa, apenas como momento de acolhida e aflorar da imaginação. Tamanha foi a admiração e
envolvimento das crianças , que uma das histórias foi tema da festa de final de ano da Enlace, além do especial momento em que a escola viajou para conhecer o Sítio do Picapau Amarelo em Taubaté/SP.
– No ano de 2013, a Enlace se presenteou convidando para a Feira Literária um filho de nossa terra, o querido Ronaldo Simões Coelho. Em um bate-papo gostoso com os alunos de toda a escola, o escritor divertiu a todos com seus causos e tarde autógrafos. Em sala de aula, os alunos do 2º período, ao lerem uma de suas obras, “Um dia dentro de casa”, produziram sua própria história, representando com desenhos momentos especiais com suas famílias.
– Em 2014, com os alunos do 1º ano, a identidade e as memórias de cada um foram trazidas para a sala de aula, em um delicioso projeto onde cada um pôde contar um pouco de si e compartilhar com os amigos sua história de vida em lindos cartazes que ficaram expostos no nosso “Cantinho das memórias”.
– A turma do 5º ano, no ano de 2018, ‘soltou o verbo’ ao expor suas propostas para a eleição do líder de turma. Para o projeto, convidamos Ana Cristina Chaves, funcionária do Tribunal Eleitoral de São João del-Rei, que respondeu a todas as perguntas feitas pelos alunos acerca do processo eleitoral, além de nos proporcionar a oportunidade de simulação do voto em uma urna eletrônica de verdade!
– Ainda com essa turma, um outro projeto que teve grande repercussão foi o ‘Quinto Jornal’, onde eles criaram um jornalzinho cujo valor arrecadado com sua venda foi revertido para o fundo de formatura.
– Para o ano de 2019, alguns projetos já começam a ganhar vida, como ‘Tem carta pra mim?’, que será trabalhado nas aulas de produção textual com o 4º ano e a ‘Rádio Enlace’, que em comemoração aos 10 anos da Enlace, faz o 5º ano reviver esse momento inesquecível que tiveram com tia Fabrícia, agora com uma nova roupagem.